sábado, 30 de junho de 2012

As Danças Nordestinas

Festas e Danças
Em geral, as festas no Brasil se voltam para uma reunião de pessoas que comemoram um batizado, um casamento, uma data cívica, ou o dia consagrado a um santo. As datas comemorativas brasileiras mais esperadas do ano são o Natal, o Carnaval e o São João.
A seqüência de gestos, passos e movimentos corporais, acompanhados pelo ritmo musical, que expressam estados emocionais e situações 'imaginárias' de uma cultura, são chamados de Dança. É a partir dos costumes populares que se dá sua origem, seja ela ritual, mágica, religiosa, voltada para a guerra ou para a arte.
No Brasil, a dança é um dos pontos mais fortes da cultura. Conhecido por seu povo alegre e entusiasmado, o país possui os estilos mais variados e significativos, como produto de uma grande difusão cultural.

Danças de destaque no folclore brasileiro:

Bumba-Meu-Boi
O Nordeste é considerado berço das principais variedades, tais como: boi calemba, bumba (Recife), boi-de-reis, boi-bumbá (Maranhão, Pará, Amazonas), Três pedaços (Porto da Rua, Porto de Pedras) em Alagoas. A narrativa encenada sobre o boi é muito semelhante nas diferentes regiões do país. No Maranhão, o boi é tocado com pandeirões e roncador (uma cuíca enorme, de som grave). No sul utiliza-se o acordeão. Mas um dos mais populares nos últimos anos é o boi-bumbá no Amazonas. O folclore caboclo é celebrado nas fantasias dos blocos de boi-bumbá, versão amazonense muito popular do bumba-meu-boi.

















Capoeira
A Capoeira chegou no século XVI ao Brasil, com os escravos africanos. Sua prática era aplicada com os pés e a cabeça para defenderem-se dos europeus, lutavam com as mãos, tanto para o ataque quanto para defesa. A capoeira foi camuflada na forma de pantomimas mímicas e danças, para evitar a repressão dos senhores de escravos e da polícia. Sempre ao som da música de berimbaus, da boca e das palmas, sua prática tornou-se popular em todo o país.















Frevo
Essa dança de rua e salão é a maior atração do carnaval pernambucano. Característica pela marcha de ritmo sincopado, violento e frenético, trata-se de uma dança coletiva, que se desenvolve em meio à multidão até ferver. Essa idéia de fervura (que o povo pronuncia frevura, frever) deu origem ao nome "frevo". O frevo possui um andamento semelhante ao da marchinha carioca, mais pesada e barulhenta, mas com execução vigorosa e estridente como a de fanfarra. Seu símbolo é o guarda-chuva, que serve para manter o equilíbrio dos passistas. O curioso é que a coreografia dessa dança de multidão é individual. Seus foliões dançam de modos diversos, são raros aqueles que fazem gestos iguais.


Maracatú
O maracatu tem origem africana, baseado nas cerimônias de coroação dos reis do Congo. O ritmo é marcado apenas com percussão, produzindo aquilo que chamam de "baque virado", o qual instiga à dança. No início, a tradição se deu pela necessidade que os chefes tribais vindos do Congo e Angola tinham de mostrar sua força e poder, mesmo com a escravidão. Foi símbolo da resistência negra no Brasil contra a dominação portuguesa, passando com o tempo a ser incorporado à cultura brasileira. Atualmente o maracatu, entre outras manifestações populares, fazem parte do carnaval pernambucano.

Reisado
Dança popular profana-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 06 de janeiro, um grupo formado por músicos, cantores e dançadores vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam. O Reisado é de origem portuguesa e instalou-se em Sergipe no período colonial. Atualmente, é dançado em qualquer época do ano, os temas de seu enredo, variam de acordo com o local e a época em que são encenados, podem ser: amor, guerra, religião entre outros. O Reisado se compõe de várias partes e tem diversos personagens como o rei, o mestre, contramestre, figuras e moleques. Os instrumentos que acompanham o grupo são violão, sanfona, ganzá, zabumba, triângulo e pandeiro.

Cateretê
Também chamado catira, cateretê, é uma dança de origem indígena e dançada em muitos estados brasileiros. Foi bastante usada pelo Padre Anchieta que em sua catequese, traduziu para a língua tupi alguns textos católicos, assim enquanto os índios dançavam, cantavam trechos religiosos, por este fato é que muitos caipiras paulistas consideram muitas danças diabólicas, menos o cateretê. Os trajes usados são as roupas comuns de todo o dia. A dança varia em cada região do país, mas geralmente são dançadas em duas fileiras formadas por homens de um lado e mulheres do outro, que batem o pé ao som de palmas e violas. Também pode ser dançada só por homens. As melodias são cantadas pelos violeiros.

Baião
Dança e canto típico do Nordeste, inicialmente era o nome de um tipo de festa, onde havia muita dança e melodias tocadas em violas. Este gênero musical que era restrito ao sertão nordestino, passou a ser conhecido em todo Brasil, por intermédio do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga, quando gravou em 1946, seu primeiro grande sucesso Baião. A partir daí e até meados da década de 1950, este ritmo tomou conta do Brasil e vários artistas começaram a gravar o baião. Em 1950, este gênero musical também passou a ser conhecido internacionalmente, o baião Delicado do instrumentista e compositor Valdir Azevedo, recebeu várias orquestrações de maestros americanos. O baião só perdeu o seu reinado com a aparecimento da bossa nova, mesmo assim ainda se sente sua influência em muitos compositores até os dia de hoje. Com seu ritmo binário e suas melodias a fazer muito sucesso no nordeste.

Congada
Bailado popular que acontece em algumas regiões do Sudeste brasileiro, como nos estados do Paraná e Minas Gerais, como também no Nordeste, na Paraíba. Esta manifestação cultural tem origem no catolicismo e nas sangrentas histórias de guerra do povo africano, como a do assassinato do rei de Angola, Gola Bândi. Na congada dramatizam uma procissão de escravos feiticeiros, capatazes, damas de companhia e guerreiros que levam a rainha e o rei negro até a igreja, onde serão coroados. Durante o cortejo, ao som de violas, atabaques e reco-recos, realizam danças com movimentos que simulam uma guerra.

Coco
Dança típica de Alagoas, de origem africana, que se espalhou por todo o Nordeste recebendo nomes e formas de coreografias diferentes. A dança é cantada e acompanhada pela batida dos pés ou pela vibração do patear dos cavalos. O mestre ou o tocador de coco entoa as cantigas cujo refrão é respondido pelos cantadores.





Xaxado
Dança popular do sertão nordestino, cujo nome foi dado devido ao som do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastarem sobre o solo durante as comemorações celebradas nos momentos de glória do grupo de "Lampião", considerado entre outras denominações o "Rei do Cangaço". É dançada somente por homens, razão pela qual nunca se tornou uma dança de salão. Primeiramente a melodia era apenas cantada e o tempo forte marcado pela batida de um rifle no chão, as letras eram e continuam satíricas. O grande divulgador do xaxado foi Luís Gonzaga, que conseguiu que este gênero fosse tocado nas rádios, televisões e teatros.



A dança é a manifestação espontânea de uma coletividade; seu cenário geralmente são as ruas, largos e praças públicas.
As  danças de origem negra são muito numerosas, pois o negro sempre foi dançador.
Quanto a motivação as danças podem ser:
RELIGIOSAS: Santa Cruz, São Gonçalo, Cururu.
FUNERÁRIOS: Axexê
MÍMICAS: quando os dançadores imitam alguma coisa.
LÚDICOS: como as danças de roda das crianças.
PROFANAS: fandango, quadrilha, jango, batuque, coco.
GUERREIROS: Congada, Mouros e Cristãos.
DRAMÁTICOS: Maracatu, sendo alguns também de cortejo.

55 comentários:

  1. Muito legal! Quem puder curti minha página no facebook curtam se chama Petloves' obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. pelo amor de Deus esta escrito no inicio..."O Nordeste é considerado berço das principais variedades, tais como: boi calemba, bumba (Recife), boi-de-reis, boi-bumbá (Maranhão, Pará, Amazonas)"
    O Pará e o Amazonas são do NORTE e não do nordeste. estuda gente ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa matéria está errada,este boi e do Norte e o boi bumba.

      Excluir
  4. Essa é sua cultura é de onde você possivelmente tenha nascido, então respeite! É por pessoas com você que nossa nação o Brasil não evolui! Pense nisso Garoto de mente vazia!

    ResponderExcluir
  5. quero manda a diretora do meu colegia toma no cu !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. quero manda a diretora do meu colegia toma no cu !!!!!

    ResponderExcluir
  8. quero manda a diretora do meu colegia toma no cu !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Seu site é noob é noob fi bão toma no cu! Hahahaha pera perdi todos os meus amigos :(

    ResponderExcluir
  11. Obrigado, ajudou bastante em meu trabalho escolar. Essa cultura é muito alegre e feliz e um dia irei visitar o nordeste para ver o quão bela é a alegria desse povo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me ajudou muito no trabalho escolar eu acho essa cultura muito bonita mas por outro lado tem pessoas que não gostão.

      Excluir
  12. adorei!!! muito obrigada, a que eu mais gostei foi da capoeira

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o seu blog, sempre falando na cultura e na arte do nordeste, isso é ótimo. Sempre que nós estivermos um tempinho, passaremos por aqui para prestigiar o seu blog.

    http://www.aartedenewtonavelino.com/2013/12/isso-aqui-e-um-pedacinho-do-brasil.html

    WWW.AARTEDENEWTONAVELINO.COM

    ResponderExcluir
  14. muito bom, me ajudou a tirar um ....

    ResponderExcluir
  15. tambem olhem o canal no youtube bff sarah e tais

    ResponderExcluir
  16. tinha de ser um retardado mental
    e nois Andreza Manoela

    ResponderExcluir
  17. E incrivel,mas podem falar um pouco do forro?? Que falaram iguais as outras,seria otimo,obrigado!!

    ResponderExcluir
  18. Achei muito importante ! Poder ler um pouco das danças do nordestino ! Parabéns ao escritor

    ResponderExcluir
  19. Vai me ajudar muito no trabalho!!
    Gostei muito mesmo 👏👏

    ResponderExcluir
  20. As artes do Nordeste brasileiro nada mais é do que o combustível dessa região brasileira. Uma região que talvez responda por 70% dos artistas para outras regiões do Brasil. Parabéns pelas postagens que fala da arte popular do Nordeste brasileiro. Quando um blogue consegue falar das artes e dos artistas, isso mostra que temos um bom artigo cultural para que o leitor se delicie. https://www.aartedenewtonavelino.com

    ResponderExcluir
  21. It’s really a fantastic website✅ thanks for sharing✅ There's no doubt i would fully rate it after i read 검증사이트

    ResponderExcluir